25/02/2010
COELHO DA PÁSCOA
|
Cestinha para ovos de Páscoa
Este é um modelo de cestinha de e.v.a para colocar ovos de Páscoa. Muito simples de fazer, basta escolher as cores e cortar seguindo o molde e colar a carinha do coelho no canto e você pode escrever ou fazer desenhos para decorá-la. Ai está uma ótima opção de lembrancinha para dar às crianças na escola.
Clique no molde para ampliá-lo.
24/02/2010
Caixinha rosa com flor
Peça: caixinha de madeira com fundo rosa e flor.
Material Básico:
- Médium Envelhecedor Corfix na cor branco
- Tinta Decorfix Fosca na cor rosa escuro
- Cera em pasta incolor Corfix
- Cola Gel para Decoupage Corfix
- Papel para Decoupage Corfix Ref. 5049
- Tinta Relevo Incolor Corfix
- Goma Laca Incolor Corfix
- Caixinha quadrada de MDF com 15x15 cm
- Pincel chato de filamentos sintéticos
- Pincel chato de pêlos macios
- Tesoura
- Paninhos para limpeza
Antes de Iniciar o trabalho:aplique uma demão de Goma Laca Incolor em toda a caixinha de MDF e aguarde secagem completa.
Passo-a-passo
Limpe a caixinha de MDF e remova o pó. Com o pincel de pêlos macios aplique a tinta Decorfix Fosca rosa escuro em toda peça. |
Com um paninho limpo e seco aplique uma camada fina de cera em pasta incolor por toda peça. Aguarde cerca de 5 a 10 minutos. |
Pegue novamente o pincel de pêlos e aplique uma demão de Médium envelhecedor Branco, retirando o excesso comum paninho em seguida. Aguarde secagem completa por algumas horas. |
Lixe a peça de maneira que o fundo pintado com rosa apareça sob o Enevelhecedor branco. Limpe a peça e retire o pó. |
Recorte as figuras desejadas no papel Corfix ref. 5021. |
Cole as figuras na peça aplicando a Cola Gel no verso das figuras. Aguarde secagem por cerca de 3 horas. |
Aplique o relevo Incolor em algumas partes as figuras, utilizando o próprio bico do frasco como aplicador. Aguarde secagem completa por 24 horas sem tocar. |
Peça pronta. |
|
Variação | http://www.cristinabottallo.art.बर/ |
10/02/2010
09/02/2010
Porta-celular em Patchwork
Em dezembro comprei um celular novo, pois o meu já tinha passado da hora de trocar. Me veio então a idéia de fazer um porta-celular em patchwork e compartilhar o passo-a-passo com os leitores do blog.
Esse tutorial está bem detalhado, com 36 fotos. Nada como um projeto novo para começar o ano!
Caso você deseje divulgar no seu Blog, fique à vontade. Apenas peço que me dê o crédito e faça um trackback para o meu Blog.
Vamos lá…
Você vai precisar de:
- Retalhos de algodão (4 estampas para a parte externa e 1 para o forro);
- Zíper;
- Mosquetão;
- Elos de metal para o mosquetão;
- Manta acrílica;
- Mesa de corte;
- Cortador circular;
- Régua para patchwork;
- Tesoura;
- Tesourinha;
- Alicate para bijouteria;
- Máquina de costura;
- Alfinetes;
- Ferro.
O primeiro passo é determinar o tamanho do porta-celular. No meu caso, o celular mede 9cm X 5 cm. Decidi fazer o porta-celular com o tamanho de 10 cm X 6 cm. Você pode adaptar as medidas para o seu com facilidade. Não esqueça , ao cortar, de deixar sobras de 1 cm para as costuras.
Escolha 4 padronagens de tecidos que irá usar para a parte externa.
Corte 1 retângulo de cada tecido no tamanho de 16 cm X 5 cm. Com o auxílio da régua, faça uma linha a 1cm das bordas superior e inferior.
Esse deverá ser o resultado.
Divida os retângulos ao meio. Dobrei ao meio e cortei com a tesoura. Você pode usar o cortador circular, se preferir. Os retângulos agora medem 8 cm X 5 cm.
Escolha o tecido do forro e, com o cortador circular e a régua, corte 2 retângulos medindo 12 cm X 8 cm.
Agora é o momento de preparar o zíper. Você pode encontrar o zíper já do tamanho ideal, porém, como eu não tinha em casa, resolvi cortar um zíper de 15 cm e adaptá-lo. É bem simples.
Corte o zíper de um tamanho um pouco maior do que o desejado – um zíper de 6 cm. Para medir, feche o zíper e comece a medir de onde termina o fecho.
Agora você vai precisar do alicate e da tesourinha.
Com o auxílio de ambos, abra delicadamente os dentes da trava do zíper que está na parte que não será utilizada.
Após abri-los, com a ponta da tesourinha force delicadamente pelo outro lado, até que se desprenda.
Meça a outra parte do zíper que será utilizada e marque onde prenderá a trava que foi retirada do outro pedaço do zíper.
Com o auxílio do alicate, feche os dentes da trava do zíper no lado avesso. Pronto! Você agora tem um zíper do tamanho que deseja.
Corte dois quadradinhos do mesmo tecido onde o zíper será preso e um de cada lado do zíper. Esse passo ajudará a ter um acabamento melhor das extremidades do zíper.
Agora é o momento de emendar os retalhos para formar a parte exterior do porta celular. Seguindo as linhas marcadas anteriormente, uma os retalhos na sequência desejada. Se desejar, prenda com alfinetes para maior precisão na costura.
Agora você tem dois retângulos de retalhos costurados. Com o auxílio do ferro, vira as bordas da costura dos retângulos para lados opostos. Isso ajudará no momento de emendá-los.
Agora é o momento de fazer o quilt na máquina. Corte dois retângulos de manta acrílica um pouco maiores que os retângulos de patchwork e prenda com alfinetes cada retângulo de tecido com o seu retângulo correspondente de manta acrílica.
Com uma linha de cor contrastante faça costuras retas a cerca de 0,5 cm das emendas. Após esse passo, apare as sobras de manta acrílica. Esse deverá ser o resultado.
Vamos agora preparar a alça. Corte um retângulo medindo 24 cm X 3 cm (caso deseja a alça maior ou menor, é só alterar a medida do comprimento. Cortei bem rente à borda do tecido para aproveitar ao máximo, pois essa parte ficará no avesso.
Com o auxílio do ferro, dobre as bordas: 1 cm de um lado e 0,5 cm do outro. A foto abaixo ajuda a compreender melhor essa instrução.
Dobre fechando e alinhave para que a costura seja precisa.
Antes de costurar, divida a alça em duas: um pedaço com 6 cm e o outro com 18 cm.
Faça duas costuras paralelas, bem rentes à borda nos dois pedaços da alça. Em um dos lados da alça maior, faça o acabamento no canto, dobrando as pontas para dentro e costurando na borda. Esse deverá ser o resultado.
UFA! Finalmente temos tudo preparado para montar o porta-celular.
Faça um sanduíche com 1 retângulo do forro, o zíper e um, retângulo de patchwork quiltado. Os dois retângulos deverão estar com os lados direitos se encontrando. Esse é o momento de prender a alcinha menor. Passe um elo através dele e posicione-a junto do retângulo em patchwork, com o elo voltado para dentro do sanduíche.
O topo do zíper deverá estar alinhado com o topo dos dois retângulos.
Após esse passo, o sanduíche deverá estar assim.
Faça uma costura próxima ao zíper. Lembre-se de não prender o forro nessa costura.
Faça mais um sanduíche com a sequência conforme a foto abaixo: embaixo o forro com o lado direito virado para cima, no meio o sanduíche feito anteriormente com o retângulo em patchwork para cima e, por último, o outro retângulo em patchwork, com o lado direito virado para baixo. Mais uma vez o topo do zíper deverá estar alinhado com o topo dos tecidos.
Çoloque uma das pontas da alça maior(a que não tem o acabamento) próxima ao retângulo de patchwork, do lado oposto ao da alça menor.
Após esse passo, faça também no outro lado a costura rente ao zíper. Esse deverá ser o resultado. Parte exterior.
Parte interior.
Abra o zíper (importantíssimo, ou você não conseguirá virar a peça). Alinhe forro com forro e exterior com exterior, com os lados direitos se encontrando. Prenda com alfinetes.
Vamos à máquina, fechar o porta-celular. Está quase pronto.
Costura as laterais e a base da parte exterior e apenas as laterais do forro. A peça será virada pela abertura do fundo do forro.
Apare as bordas e os cantos em diagonal e vire a peça. Os cantinhos deverão ser pressionados com um objeto pontiagudo para que fiquem bem certinhos. Notem que na foto abaixo isso ainda não foi feito.
Agora é preciso fechar o fundo do forro. Com o ferro, marque as bordas viradas para dentro.
Você pode fechar com ponto invisível, ou, à máquina. Eu preferi fechar à máquina, uma vez que essa costura não ficará aparente.
Agora é só empurrar o forro para dentro, ajustar os cantinhos e pronto.
Falta apenas prender o mosquetão no outro lado da alça e você já pode desfilar por ai com esse porta-celular que é um charme!
OBS: eu tinha em casa esses elos grandes pintados de laranja e resolvi usá-los. Você pode adaptar esse passo com o tipo de mosquetão que preferir.
Gostou? Me mande a foto do seu porta-celular que eu posto aqui no Blog.